Museu Major José Levy Sobrinho

Área de identificação

Identificador

SPMJLS

Forma autorizada do nome

Museu Major José Levy Sobrinho

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Regional

Área de contato

 

Setor de Atendimento ao Usuário Contato principal

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Boa Morte, 471

Localidade

null

Região

Nome do país

Brasil

CEP

13480-181

Telefone

+5519 3442-1707

Fax

E-mail

Nota

área de descrição

Histórico

O Museu Histórico Pedagógico Major José Levy Sobrinho foi fundado em 26 de janeiro de 1964, pelo Decreto Estadual nº 42.987, de autoria do governador Adhemar Pereira de Barros (1901-1969), constituído no movimento do governo do Estado de São Paulo que almejava fomentar a importância paulista no imaginário republicano. O patrono escolhido para a instituição museológica foi o Major José Levy Sobrinho (1884- 1957), natural da própria cidade de Limeira. Filho de Simão e Ana Quintus Levy, imigrantes alemães que chegaram à Fazenda Ibicaba em 1857 e que, em 1889, tornaram-se proprietários das terras, José Levy Sobrinho teve grande importância no cenário do município e do Estado. Em 2019, contudo, amparado pela Lei Estadual nº 13.209, de 29 de setembro de 2008, o museu de Limeira iniciou o processo de transferência legal do acervo museológico do Estado para o município. Isto significou criar oficialmente um museu para a cidade, ato realizado pela Lei Municipal nº 6.240, de 5 de julho de 2019. Nascia, assim, oficialmente, o agora Museu “Major José Levy Sobrinho”. o novo museu passou a incorporar os acervos pertencentes a outras instituições museológicas municipais (Museu de Arte de Limeira, Museu da Laranja e Museu da Imagem e do Som de Limeira), agora desativadas. Além delas, o espaço de memória integrou oficialmente o material documental do Centro Municipal de Memória Histórica de Limeira, com mais de 20 mil itens documentais de variados gêneros (audiovisual, iconográfico, sonoro, textual e tridimensional). A doação do acervo ao município ocorreu em fevereiro de 2020, por meio de audiência pública.

contexto cultural e geográfico

O Museu corresponde à única instituição museológica pública do município, composto por acervo da e sobre a cidade, além de uma incontável gama de outros temas, estabelecendo grande afinidade com a história local e regional.

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

O Museu de Limeira conta com Política de Gestão de Acervos institucional que organiza os procedimentos gestão e entrada de coleções.

Prédios

O Museu de Limeira é formado por dois prédios: um destinado às exposições de longa e curta durações e setores administrativos e outro para os setores técnicos (processamento técnico, conservação e reserva técnica).

Acervo

Somando mais de 25 mil itens de variados gêneros (tridimensional, iconográfico, audiovisual, sonoro, textual e bibliográfico), o acervo percorre uma baliza cronológica que vai de meados do século XVIII aos dias atuais. Do ponto de vista da organização, o conjunto é dividido em coleções tanto artificiais quanto orgânicas que refletem a tipologia/função, a temática e a procedência.
O uso das imagens do acervo é livre para fins não comerciais, em consonância com a Lei nº 9610/1998.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira das 10h às 16h, mediante agendamento por email.

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

O prédio possui acessibilidade para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão e eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Artes e Cultura (Thematic area)
  • Limeira, SP (Geographic subregion)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Boa Morte, 471
null
BR 13480-181