Coifa confeccionada por uma cobertura flexível de fibras vegetais trançada em forma de touca, revestido por penas coloridas. Este pequeno adorno de cabeça é usado pelas mulheres indígenas em rituais de festa. Produzido pelos índios karajá.
Bolsa trançada com estrutura rígida em formato arredondado, com tampa e alça, esta última nas cores amarelo e marrom. Apresenta enfeites de penas. Utilizada para sementes de assirá. Produzida pela tribo Karajá.
Chocalho globular confeccionado em cabaça pirografada com motivos geométricos, enfeite com penas na parte superior e cabo de madeira, este revestido com decoração trançada nas cores palha e marrom. Pela tribo Karajá .
Colar trançado em palha, possui enfeites de penas nas cores amarelo, azul e branco, localizado ao centro de cada lado do fio. Possuindo ainda, pendente de estrutura circular, formando uma estrela de oito pontas, com penas ao redor nas cores amarelo, azul, preto e branco. Pela tribo Karajá.
Colar indígena constituido por fio de fibra vegetal. Apresenta pingente de madeira, com decoração geometrizantes. Do colar e do pingente pendem rosetas de penas.
Pente singelo de uma haste constituído de uma série de lasca de madeira, prensadas entre duas hastes, por meio de fibra natural amarela. Exibe a extensão entre a haste e os dentes decoração com fios de fibras trançados formando padrões decorativos nas cores amarela e marrom. Apresenta enfeite de penas coloridas nas extremidades.